Como calibrar um pHmetro?

Como calibrar um pHmetro digital?

Se você acabou de adquirir um pHmetro digital e quer saber como calibrar um phmetro, é importante saber que para obter medições confiáveis e precisas, é necessário realizar a calibração do seu equipamento com frequência.

Não é necessário enviar para um laboratório ou ter alguém capacitado para fazer a calibração, ou seja, você mesmo poderá calibrar-lo.

IMPORTANTE:
Calibração diária é diferente de ajustes (eletrônicos) ou certificado de calibração. Ajustes, somente por técnicos autorizados.
Certificado de Calibração: Executado por laboratórios que possuam recursos para esta prestação de serviço.

Itens para realizar a calibração de um pHmetro:

  • Água destilada ou água purificada
  • Um pote de vidro ou béquer
  • Soluções tampão ou buffer (pH 4, pH 6.86, pH 9.18). Obs.: Pode-se calibrar um pHmetro a partir de 2 pontos.

Obs: Alguns modelos necessitam de soluções com valores arredondados, como por exemplo: pH 4, pH 7, pH 10, importante ler o manual antes de adquirir as soluções.

O que é solução tampão?

Solução tampão ou solução buffer como conhecido, são (padrões) de referência para que o seu pHmetro faça a leitura e o usuário possa interpretar se as medições estão corretas ou não, precisando realizar ajuste para a calibrar.

As soluções mais comuns são: pH 4, pH 6.86 e pH 9.18, disponíveis em frascos.

A solução tampão pode ser reaproveitada, desde que se utilize recipentes limpos, use um para cada tampão e limpe bem o eletrodo antes de mergulha-lo na na outra solução tampão.

Para manter seus resultados mais confiáveis, toda vez que for fazer uma medição de pH em amostras diferentes, é importante fazer a limpeza do sensor de pH com água destilada ou água purificada. Se desligar o equipamento e for utilizar numa outra aplicação, é aconselhável refazer a calibração.

A soluções tampão podem ser adquiridas em kits disponíveis em lojas de instrumentos de medição, ou lojas de suprimentos para laboratórios.

Como calibrar na prática – passo a passo.

  1. Limpe o eletrodo com água destilada ou água purificada e seque-o com um pano macio;
  2. Separe as soluções tampão que vai utilizar;
  3. Mergulhe o eletrodo de pH na solução tampão (por exemplo pH 9);
  4. Deixe estabilizar a leitura;
  5. Agora utilize os ajustes do seu pHmetro (veja no manual de instruções) para ajustar o valores de pH;

Se o valor estiver diferente do valor padrão da solução tampão, deve ajustar o pHmetro até igualar ao valor da solução tampão.

  • Limpe o sensor com água destilada e seque novamente, e repita o processo com as demais soluções tampão;
  • Lave novamente e seque, agora sim, poderá começar as fazer as medições de pH.

Quando terminar seus testes de pH e não for mais utilizar, deve se armazenar o eletrodo do pHmetro seco em solução KCL, pois o eletrodo poderá ressecar, desidratar diminuindo a vida útil do sensor de pH, podendo até quebrar facilmente.

Normalmente quando for fazer a calibração de um pHmetro e o usuário ter conhecimento da solução a ser medida trata-se de solução alcalina ou ácida, procede-se da seguinte maneira:

  • Se a solução a ser medida é ácida: calibrar com tampão 4 e 7.
  • Se asolução a ser medida é alcalina: calibrar com tampão 7 e 9.

Onde comprar um medidor de pH, solução tampão e KCL?

A Impac Instrumentos de Medição é uma empresa paulista que atua no mercado brasileiro desde 1990, possui solução completa para laboratório, desde pHmetros de bolso a pHmetros de bancada, contando com suprimentos e acessórios para a sua aplicação.

MAIS ARTIGOS?

Gostou desse artigo?

Facebook
Twitter
Linkdin
Pinterest